17 setembro 2014

Silhouetteando um molde de costura

Já pensou se pudesse cortar um molde de costura com a amada Silhouette? Não seria genial? Sim, pois foi isso que eu tentei fazer com esse molde de chapéu! Foi uma aventura! Por um lado deu certo (não ficou mesmo uma gracinha, ainda mais com esse aplique!) Por outro aprendi muitas coisas no meio do caminho.



Vamos começar com a lista de materiais que utilizei:

  • Molde gratuito oferecido oferecido por Oliver + S (atenção, trata-se de um molde de costura em PDF não é um arquivo de corte, continue lendo que eu explico como utiliza-lo no studio. 
  • Tecido em duas cores e interface (a quantidade de tecido é dada no molde em polegadas). Eu usei sobras de tecido para fazer esse chapéu então nem posso dizer ao certo quanto foi de tecido que eu usei. Aposto que se você der uma olhada nos seus retalhos encontra tecido para fazer um chepéuzinho desses. 
  • base de corte Silhouette 30cm x 60cm
  • goma para tecido em spray
  • linha de costura
  • molde rope sailor & anchor do Studio Ilustrado
  • Mídia termo colante para tecido da Silhouette ("sewable", aquela que dá para costurar)
  • máquina de costura
  • Silhouette Cameo

Tem duas maneiras de fazer esse chapéu. Uma delas é você imprimir o molde e fazer tudo à mão, ou seja, cortar o papel, alfinetar o papel no tecido, cortar o tecido e só usar a Silhouette mesmo para fazer o aplique. Convenhamos, é um molde com poucas peças, não dá tanto trabalho assim fazer a mão. Nesse caso você só tem mesmo é que cortar a âncora em tecido com a mídia termo colante da Silhouette e aplicar na peça denominada "7c" do molde. Já expliquei como cortar tecido para aplique nesse post, então não vou repetir tudo aqui. Mas preste muita atenção ao colocar o aplique no chapéu tem que ser no seguinte sentido:

 Digo isso porque sim, da primeira vez coloquei de cabeça para baixo e só fui descobrir quando já estava montando, grrrrr....

Depois que você passa à ferro o aplique no tecido vai precisar costurar. Essa é a diferença entre a "sewable" (que estamos usando) e a "clean cut". Como o nome diz, "sewable" pode ser costurada à máquina e com isso pode ser lavada. A "clean cut" possui uma cola mais forte, portanto não precisa ser costurada. Em contrapartida não se pode lavar peças que tenham sido feitas com a "clean cut".



Depois que o aplique está na peça é só seguir as instruções (em inglês) do molde.

Agora se você quiser se aventurar a contar o próprio tecido com a Silhouette, também é possível. Mas sugiro apenas tentar se você já tiver alguma experiência com a Silhouette. É um projeto um pouco mais avançado e requer a "Designer Edition" do Silhouette Studio.  Esse molde em particular está no formato PDF e podemos convertê-lo facilmente para SVG usando programa gratuito "Inkscape". Tenho certeza de que também dá para fazer isso usando o Corel ou Illustrator.

No Inkscape basta clicar em file > open, depois localize o arquivo PDF em seu computador. A seguir aparecerá uma janela conforme abaixo. Escolha a página que deseja abrir (no meu caso a 8)


Agora clique em file > save as, insira um nome,  escolha o formato "Plain SVG (*.svg)" e salvar.

No Silhouette Studio Designer Edition, vamos abrir o arquivo que acabamos de salvar em svg. Vamos desagrupar as partes:


Vamos repetir o procedimento para obter a outra metade do molde 7c (corresponde à página 9 do documento original em PDF)

Quando você abrir no SS a outra metade ela aparecerá em uma nova página. Basta copiar (CTRL + c) uma das metades e colar (CTRL + v) na outra página.

Vamos agora desagrupar, deletar o texto e sobrepor os moldes conforme abaixo. Talvez você tenha que desagrupar várias vezes até que obtenha apenas a linha de corte para o tamanho de chapéu que você deseja.


Agora vamos precisar editar os pontos! Clique em uma das metades e faça uma quebra de caminho conforme abaixo (depois que fiz a quebra os pontos ficaram vermelhos)


Agora vamos "liberar o caminho composto", e agora é só deletar aquela reta. Repetir o procedimento com a outra metade. Você terá obtido isso:


Agora vamos acertar o tamanho. Aquele quadrado cinza (você não deletou não, né?) deve ter 5.08cm (ou seja 2 polegadas) para que o molde fique correto. Se você clicar nele verá que tem 6.35cm polegadas (ou seja, 2.5 polegadas). Ou seja nessa precisamos diminuir tudo até que fique na medida correta.

Agora vamos apagar tudo o que não vai ser cortado (eu deixei aquela setinha para não me esquecer o sentido do fio, mas marquei para não cortar)


Agora ainda temos que fazer esse mesmo procedimento com as outras peças.

Vamos então ao tecido. A Silhouette não corta o tecido sem a termo-colante. Mas ela corta tecido engomado (já falei um pouco sobre isso nesse post). Descobri dessa vez que a goma em spray também funciona!!! Só precisa usar o spray e passar à ferro. Quando estiver sequinha (e meio durinha) a Silhouette consegue cortar!!!

Agora muito cuidado!!!!! Não coloque o tecido até a borda, porque se estiver desfiando um pouquinho enrosca no rolete da Silhouette (sim... aconteceu comigo hunf...)  Dê uma boa margem para não ter problemas.

Ah e por favor, se mantiver qualquer coisa dentro do molde (aquela setinha, por exemplo) tenha muita atenção de marcá-la SEM CORTE (sim... infelizmente também aconteceu comigo...)

Bem, e depois é só montar conforme expliquei anteriormente.

Se você me perguntar: "Valeu à pena cortar com a Sil?". Vou responder: "Não sei!" Adoraria poder cortar moldes de costura com a minha queridinha. Mas te digo que foi tanto preparo, tanto no computador quando no tecido para fazer apenas um chapéu, que acho que não valeu não... Mas se quisesse fazer mais, talvez valesse. Não sei mesmo...

Quanto aos apliques, sim é super fácil, especialmente usando os moldes da loja da Silhouette. Essa âncora de marinheiro deu mesmo um charme! Vou ter que fazer mais desses chapéuzinhos agora!

Beijos e até a próxima!

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...