24 setembro 2014

Como evitar os erros mais comuns ao cortar vinil com a Silhouette


Olá! Como vocês já devem ter percebido estou fazendo uma redecoração total da casa. Hoje vamos falar sobre vinil! Se você tem andando pelo Pinterest já deve ter percebido que vinil nas paredes está super em alta (veja meu quadro no Pinterest para mais inspiração). Foi então que resolvi cortar o meu próprio vinil com a Silhouette.



Primeiramente escolhi as cores que combinassem com o resto da minha decoração. No meu caso não tive dúvidas, seria marrom e turquesa. Agora precisava de uma frase que me motivasse durante as partes difíceis do meu dia. Daí me deparei com essa citação de Shri Mataji, a fundadora da meditação da Sahaja Yoga (que aliás super indico!). A tradução é a seguinte: "Se você for pacífico, então essa paz irá se expandir para todos os lugares". Achei perfeita! É exatamente o que eu preciso me lembrar de fazer nas horas conturbadas do meu dia: ficar tranquila!

A seguir vem a parte de decidir fontes e moldes. Nesse projeto usei o molde birds on a branch da Hero Arts e as fontes gratuitas do Google: Dancing Script e Gruppo. No Silhouette Studio fiz a montagem da imagem e o dizer de acordo com o tamanho da parede que queria preencher.

O vinil é uma maravilha de trabalhar. A Silhouette corta como manteiga. Trata-se de um material bem resistente também (comparado com o papel, por exemplo que rasga facilmente). Além disso já é adesivo. Junta tudo isso e você tem um material super gostoso de trabalhar. Especialmente com letras bem fininhas.

O tamanho total da arte na parede é de 2 metros e 20cm (comprimento) por 1 metro (de altura). Como podem ver é bem grande. Por isso precisei cortar o motivo em várias partes e depois colar umas nas outras. O vinil da Silhouette vem em dois tamanhos diferentes. Nesse projeto usei 2 rolos da cor marrom do tamanho 22cm x 3 m (esse rolo cabe na Portrait também).

Como fiz o corte todo de uma vez só (ou seja 3 metros de rolo passaram pela Silhouette!!) precisei tomar alguns cuidados. Vou resumir tudo em umas dicas para vocês:

  •  Se estiver usando o rolo de 22cm na CAMEO (sem a base, você não precisa usar a base com o vinil) você vai ter que ajustar o rolete para a posição do meio conforme a figura abaixo. Para fazer isso destrave a alavanca azul na CAMEO e deslize o tolete para a posição correta. Mas NÃO SE ESQUEÇA DE TRAVAR A ALAVANCA AZUL ANTES DE CORTAR!!!
  • Tenha muito cuidado ao alimentar o vinil na Silhouette. O vinil precisa estar bem alinhado com a máquina. Se estiver um pouquinho tortinho lá pra frente a Silhouette pode acabar cortando fora do vinil. Se você achar que não ficou bem certinho, nem pense duas vezes, retire da Silhouette e tente novamente. 
  • Se for cortar o rolo todo de uma vez (como eu fiz), dê uma ajudinha a sua Silhouette. Não deixe ela cortando sozinha, o vinil sempre acaba se deslocando um pouco na hora do corte. Eu segurei com as duas mãos o rolo, claro, sem puxar. Mas só para dar uma guiada. É como se estivesse usando a máquina de costura, não pode puxar, mas vai dando aquela guiada para manter o vinil na posição correta.
  • Na hora de fazer o design no Studio, dê uma margem de uns 2cm de cada borda. Sempre há um deslocamento do material (porque não estamos usando a base). Se você fizer o seu design usando os 22cm de largura é muito provavel que lá pelas tantas o vinil se desloque um pouco e corte fora do material. Pense assim, com o vinil de 22cm você tem na realidade apenas 18 cm de área útil. Se essa largura não for suficiente para você, utilize o vinil de 30cm de largura. 
Bem espero que gostem das dicas e me contem de suas aventuras com o vinil. Vocês certamente verão mais trabalhos meus com ele, pois eu simplesmente amei. 



* 12/11/14 - Você poderá encontrar nesse post um vídeo ilustrando como é feita a aplicação do vinil na parede. 

11 comentários :

  1. Estou com dúvidas de como cortar o rolo de vinil. Tenho diversas imagens que formam sólidos fechados no papel e estão posicionados uns aos lados do outro (diversas folhas de árvores e um tronco). O problema é que a máquina corta uma imagem por vez e volta com o rolo para recortar a imagem que estava ao lado, desalinhando completamente o papel. Não tenho o suporte de rolo para corte e as imagens que estou usando foram importadas do Illustrator. Vocês saberiam me informar se existe alguma configuração em que a máquina corte todas as partes das imagens que estiverem alinhadas sem ter que ficar indo e voltando com o rolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você pode tentar é colocar cada imagem com uma cor diferente e clicar na configuração de corte avançado e lá configurar os cortes do mesmo jeito... Talvez de certo!!!

      Excluir
  2. Obrigado por ter compartilhado sua experiencia com vinil!!! Estava sem saber como fazer para a Portrait corta o vinil certo... Bjs e até a proxima!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite galera...Estou precisando de ajuda...Trabalho com taças personalizadas...Meu material é vinil...Estou com muita dificuldade para trabalhar com o material...Trabalho com moldes vazados,talvez seja o corte meu erro...rastreio tudo correto,mas na hora de tirar da errado...tentei fazer o escudo do time do São Paulo...No corte ele saiu com uma parte vazada mas no papel...Já no adesivo saiu outra parte...porém preciso que saia no vinil pra eu poder colar no vidro e jatear...Me ajudem por favor,sou de São Paulo vou deixar meu email podem entrar em contato comigo por favor...Fiquei desempregado recentemente...Aqui tenho silhouette portrait,uma Epson l375 e um PC novinho...material eu tenho oq falta é ajuda conto com vcs...Meu email davidlimalima665@gmail.com,q todos tenha uma boa noite de sono e que Deus proteja a todos e abençoe vcs obgdo e bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. A silhouette aceita qualquer vinil ou só o da marca? E ela corta profundo destacando ou faz a linha sem destaque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane vc pode usar qualquer marca de vinil, eu uso o Imprimax (nacional) ou o Oracal (alemão), esse segundo é bem mais caro, dependendo da finalidade um bom vendedor pode te indicar outras marcas tbm, atente para o tipo de cola que cada tipo de vinil tem, existem cola base água e base solvente cada tipo uma finalidade. Um artigo para lhe ajudar a entender um pouco oque expliquei, boa sorte!

      http://infosign.net.br/dicas-para-comprar-o-vinil-adesivo-correto-para-trabalhos-de-sinalizacao-e-comunicacao-visual/

      Excluir
  7. Qual o tamanho máximo que a silhouette consegue cortar? Pois fiz uma arte de quase 1,2 metro e a Sil só cortou até um determinado ponto o restante ela iguinorou. Vc sabe oq eu preciso fazer para ela cortar sem esse limite, já que utilizamos o rolo?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18/11/18

    Como configurar pra silhoette corta em metros?pq ja tentei configurar mais nao conseguir.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...