18 fevereiro 2014

Como fazer sua própria estampa de tecido

Olá amigas! Eu sou doida por tecido, posso passar o dia inteiro dentro de uma loja de tecido só mesmo admirando as diferentes estampas! No projeto de hoje vamos fazer uma estampa para tecido e depois usar origami para montar esse porta-lenço (quem é que não gostaria de ganhar um desses, gente?)


Isso mesmo, isso é origami em tecido, nenhuma costura ou corte complicado, só mesmo dobradura e cola! Quer saber como fiz? Vou explicar tudinho no post de hoje, vamos lá?

Antes de ir em frente, devo dizer que o projeto de hoje foi inspirado numa aula da Thaís Kato que assisti na EduK e eu altamente recomendo a quem se interessar por essa técnica. Para fazer dobraduras em tecido é preciso engomá-lo com antecedência. Isso se faz passando o tecido numa mistura de 1 parte de água e 1 parte de cola branca (normal, qualquer uma!) Só deixar secar sobre um paninho na horizontal. Depois de seco o tecido fica como papel, então é possível dobrá-lo.

Vou mostrar duas maneiras de fazer uma estampa em tecido. Aqui vai a lista de materiais para cada maneira:


Carimbo:
  • tecido previamente engomado e cortado em um quadrado de 25cm x 25cm
  • kit para carimbo da Silhouette
  • cola para tecido
  • imagem gratuita que você pode obter aqui.
Vinil:
  • tecido previamente engomado e cortado em um quadrado de 25cm x 25cm
  • cola para tecido
  • vinil (eu usei o transparente da Silhouette, mas qualquer serve) 
  • tinta para tecido
  • esponja (ou pincel, o que você quiser utilizar para passar a tinta)
  • imagem gratuita que você pode obter aqui.

Vamos agora às duas técnicas, primeiramente utilizando o carimbo. Se você não gosta de mexer em tinta e fazer sujeira, essa é para você! É super fácil fazer o carimbo. Você pode utilizar o arquivo gratuito que criei ou outra bordinha qualquer. O arquivo que criei vem com duas imagens. É só desagrupar e colocar no canto o stencil (esse será utilizado com o vinil). Deixe apenas o zigzag na sua área da trabalho. Siga as recomendações da Silhouette para o corte com material para carimbo, e em dois tempos você tem o seu carimbo (que poderá reutilizar em inúmeros projetos!). Coloque o material de stencil no acrílico (que vem com kit) e agora é só sair carimbando! Conte uns 9 cm a partir de um dos cantos para começar a fazer o zigzag. E agora vou deixar a fotos explicarem o resto!


Para fazer o stencil, utilize a outra imagem contida no meu arquivo. Esta foi feita especificamente para esse projeto portanto não será de muita utilidade em outros projetos. Você não precisa redimensionar nem fazer nada, ela já está bem do tamanho necessário para fazer o chevron para o porta-lenço. De novo, só cortar na Silhouette. Agora é só seguir o PAP abaixo:


Use esse mesmo stencil para fazer o mesmo zigzag na outra ponta. Você pode usar papel contact ao invés do papel de transferência se quiser. Esse stencil pode ser utilizado novamente, mas não é de grande durabilidade, tem que manuseá-lo com cuidado porque pode rasgar facilmente. Aqui está o seu tecido pronto para fazer o origami:

Agora vamos ao origami. Eu segui as instruções desse endereço: http://en.origami-club.com/use/tissue-case/index.html. Vai passando um pouquinho de cola onde achar necessário para manter a forma. Depois deixe embaixo de um livro para a cola secar e aí está pronto! (use o quadro abaixo só mesmo para referência, acabei repetindo algumas imagens na hora de fazer a colagem...)



Gostou? Veja quantas outras coisas podemos fazer a partir destas ideias! Obrigada pela paciência em ler o looooooongo post, mas espero que tenha valido à pena. Qualquer pergunta, só deixar um recado!

Um beijo e até a próxima!

2 comentários :

  1. Gisela, bom dia! Eu tenho uma dúvida que até agora ninguém conseguiu me ajudar. Você sabe se a silhouette cameo corta tecido com o termo colante aplicado? Quero comprar uma máquina assim, mas morro de medo de investir e o produto não atender minha necessidade. Me ajude a decifrar esse enigma. Beijos e obrigada pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, que bom te encontrar por aqui! Vamos ver se consigo te ajudar :) Não sei bem o que é "termo colante", pode me explicar? A Silhouette corta tecido sim, desde que se utilize uma interface adesiva (talvez seja o mesmo que termo colante?). A Silhouette tem esse material. Basicamente você passa à ferro a interface no verso do tecido. Depois manda para a Silhouette. Ela corta no formato que você quiser e depois é só passar à ferro novamente e o aplique se fixa em outro tecido base. Depois é só costurar por cima. Funciona super bem para apliques. Eu já usei os dois tipos de interface que a Silhouette oferece e deu super certo. Nunca tentei com outros tipos. Vamos ver se faço um projeto usando essa interface, daí você pode ter uma idéia melhor. Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...