13 agosto 2014

5 Maneiras de aumentar a vida útil da sua base de corte e lâmina Silhouette

Bom dia amigas e amigos silhouetteiros!



Hoje venho compartilhar algumas dicas que tenho aprendido com o uso da minha Silhouette. Se você já tem silhouettado deve ter percebido que após um tempo de uso, a base de corte vai perdendo a cola. Ou mesmo que a lâmina já não faz um corte tão limpo quanto fazia há um tempo atrás. Isso é normal, tanto a base quanto a lâmina devem ser trocadas de tempos em tempos. A questão é, o que fazer para usar ao máximo sua base e lâmina. Então vejamos algumas simples maneiras de extender a vida das suas queridinhas:

  1. Fazer um teste de corte sempre que utilizar um novo material. É muito importante cortar o material com as especificações de corte adequadas. Mas nem sempre sabemos exatamente qual dos materiais listados na Silhouette devemos escolher para determinado papel. Para isso existe o teste de corte. Coloque um pedacinho do seu papel (uns 3cm x 3cm) no canto superior esquerdo da sua base e no SS clique em "corte de teste". Uma vez que a máquina tenha cortado o papel é só ver se o corte saiu limpinho. É normal a base ficar um pouco marcada com o corte. O problema é se o corte for muito profundo a ponto de furar a base. Por isso leia a dica seguinte.        
  2. Aumentar a exposição da lâmina apenas em último caso. Algumas vezes após fazermos um teste de corte, não obtemos um corte limpo. Então precisamos alterar as configurações de corte.  Vejamos um exemplo. Estou usando as especificações para papel padronizado; ou seja: lâmina com exposição 3, velocidade 5, espessura 30, sem corte duplo ou aprimoramento de trilhos. Se nesse caso não obtiver bons resultados devemos primeiramente marcar o quadrado "corte duplo" e fazer outro teste de corte. Se ainda assim não funcionar, devemos aumentar a espessura. Se esta já estiver maximizada somente então aumente a exposição da lâmina (no nosso exemplo seria 4). E nesse caso, desmarque o quadrado "corte duplo" e diminua a espessura (para algo entre 0 e 15). Ainda assim não cortou bem? Então repita o procedimento até obter um bom resultado. Não é uma boa ideia aumentar a exposição de lâmina mais que 1 ponto do que foi recomendado pelo software da Silhouette. Isso porque você pode acabar perfurando a base. E o mais provável é que a sua lâmina tenha ficado "cega" com o uso e está na hora de trocar! Outra possibilidade é que a lâmina não esteja completamente "sentada" em seu devido lugar. Também tenha certeza de que a manivela azul está travada segurando assim a sua lâmina. Esses detalhes parecem bobagem, mas acreditem, já tive problemas com isso.
  3. Manter a lâmina limpa. Há um tempo atrás a Silhouette fazia uma lâmina que não abria, ou seja o papel ficava preso lá dentro e começava a fazer um corte sujo. Mas agora é possível abrir a lâmina, desenroscando a parte branca da lâmina. É uma boa ideia limpar de vez em quando retirando delicadamente com uma escova de dentes qualquer papel que tenha ficado preso lá dentro. Sempre com bastante cuidado (e sem criança por perto!) afinal é afiada!
  4. Manter a base limpa e sempre guardá-la com o papel laminado protetor. Alguns tipos de papel acabam deixando uns resquícios na base. Se esse for o caso raspe-os com uma régua ou cartão de crédito. Naturalmente, ao fazer isso você também estará eliminando um pouco da cola da base. O melhor mesmo é usar outro papel de melhor qualidade. Ah, e não se esqueça de sempre guardar a base na horizontal com o laminado protetor azul por cima. 
  5. Separar uma lâmina para projetos muito detalhados. Corte cheios de detalhes (especialmente em papel) necessitam de um cuidado mais especial. É importante o papel estar bem fixo na base (logo uma base nova seria o ideal), mas também uma lâmina bem afiada. De vez em quando gosto de fazer um corte bem detalhado e o que percebo é que não tenho bons resultados se minha lâmina estiver muito gasta. Então resolvi separar uma lâmina só mesmo para esse tipo de trabalho. Uma vez que ela deixa de cortar os detalhes tão bem eu a utilizo para cortes mais retos, sem tantos detalhes e compro uma novinha que fica só mesmo para trabalhos detalhados. Você pode também fazer o mesmo com a sua base. Quando a base está novinha pode vir com muuuuita cola. O que para papéis mais finos pode acabar rasgando. Mas funciona bem para materiais mais pesados e cortes detalhados. Então uma ideia é usar a base novinha somente em papéis de gramara mais alta. Uma vez que a base tenha perdido um pouco da cola inicial utilize-a apenas para papéis mais finos. Ah e já que estamos falando de trabalhos detalhados, o vinil é uma excelente alternativa ao papel. A Silhouette corta o vinil que é uma beleza. Resultado impecável independente do estado da lâmina e você nem precisa usar a base (se tiver o cuidado de inserir a mídia corretamente)!
Espero que você tenha gostado do post de hoje! Se lhe foi útil, não deixe de compartilhar com suas/seus amigas(os) silhouetteiras(os)! Vamos nos conectar através das redes sociais! Estamos no FacebookPinterestInstagramYouTube e Twitter!

Grande beijo e até semana que vem!

P.S.: Confira outros posts da série: "5 maneiras de..."

4 comentários :

  1. Muito bom saber! Boas dicas, obrigada ;)

    ResponderExcluir
  2. Ajuda por favor!!! Recebir hoje minha silhouette Cameo e empolgada e sem saber mexer acabei cortando a base de corte devido ter colocado a espessura do papel errado. E agora o que eu faço? só outra nova ou dar pra utilizar assim mesmo?

    ResponderExcluir
  3. minha maquina chegou hoje e nao consigo fazer nenhum corte. Ela não corta tudo, algumas partes ficam sem e está danificando o papel. Sendo que já danificou a base de corte com varias ranhuras. Alguem me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vc já conseguiu resolver seu problema com a Sil?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...